segunda-feira, 19 de abril de 2010

AS PESSOAS E O MEIO AMBIENTE



A pessoa consciente de seus valores sociais, das interações da natureza e de seu importante papel para a sua preservação, perpetuação e manutenção, é a melhor ferramenta disponível para que possamos juntos resolver nossos atuais problemas ambientais, sociais e econômicos.

Através da constante observação da natureza, acabamos por melhor nos conhecer, e este conhecimento nos proporciona nosso real papel de protetores do planeta e seus recursos, pois ao contrário dos demais seres vivos temos a capacidade de transformar o meio e devemos fazê-lo de forma consciente a não gerar impactos ambientais negativos.

Devemos assumir nosso compromisso de deixar o planeta habitável para as próximas gerações, e isso depende de nossas atitudes e não de palavras escritas e ditas.

Chega de tanto falar, já esta mais que na hora de tomarmos atitudes e não esperar que elas sejam tomadas. É nossa espécie que está em risco eminente de extinção, porque mesmo quando a atmosfera era composta por enxofre, e sua temperatura a tornava inabitável para os seres mais complexos (eucariontes), os microrganismos extremófilos já habitavam as profundezas de nossos solos sem precisar respirar oxigênio.

O mundo não vai "acabar", o que vai provavelmente deixar de existir somos nós, homens e toda esta linda biodiversidade que se encontra hoje sobre o Planeta Terra, mas, como sabemos, através da sucessão ecológica um dia, por mais que demore o planeta se regenerará.

Cabe a nós tomarmos consciência e lutar para uma melhor adequação trazendo a tona o que a sustentabilidade tem de melhor: perpetuar nossos recursos naturais, implementar melhorias sociais e conscientização ambiental, diminuindo nossas atuais dependências por recursos não renováveis e poluidores. E somente por último pensarmos no dinheiro, pois de nada serve ele se não tivermos um planeta habitável para viver.

Faça a sua parte ... É mais fácil que você imagina!

Texto: Alcides Pedro de Souza Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário