As mudanças climáticas são diferentes de outros problemas que a humanidade enfrenta – nos desafia a pensar diferente em muitos níveis. Sobretudo, nos desafia a pensar no que significa viver como parte de uma comunidade.
Interdependência ecologia não é um conceito abstrato. Nós vivemos hoje num mundo dividido em muitos níveis. Pessoas são separadas por vastos abismos financeiros e de oportunidades. Em muitas regiões, nacionalismos rivais são fontes de conflitos. Muitas vezes religioso, cultural e de identidade étnica são tratadas como fontes de divisão e diferença.
Frente a todas essas diferenças, as mudanças climáticas são um potente lembrete de que todos nós dividimos algo em comum, que é chamado Planeta Terra. Todas as nações e pessoas dividem a mesma atmosfera. E nós só temos uma.
Chegou a hora de repensarmos nossos estilos de vida e de usar a tecnologia de forma a defender nosso planeta, pois sim ele é nosso e não seu e muito menos meu!
Meu avô costumava dizer que chegaríamos a uma situação de descontrole ambiental de proporções nunca imaginadas e que teríamos um saco de dinheiro e não conseguiríamos comprar sequer um quilo de feijão, e que nossa tecnologia atingiria um ponto de evolução que teríamos de voltar a traz no tempo, retornando a utilizar velhos conceitos. Daí eu me pergunto será que ele era louco ou apenas mais um visionário perdido entre seu tempo e um que ainda nem existiu.
A questão em jogo é a sobrevivência da raça humana e não somente a minha, a sua.
Temos que deixar de lado nossas diferenças e nos unir por um bem maior. Mudando nossa forma de consumo, produzindo menos lixo, utilizando menos produtos descartáveis, reutilizando tudo que for possível.
Sustentabilidade nada mais é que viver em harmonia com a natureza, retirando dela somente o que precisamos e de forma a preservá-la, reutilizando tudo que consumimos, pois sabemos muito bem que temos tecnologia e conhecimento para isso.
Nossos massacrados índios não só aqui do Brasil, mas como em muitas outras regiões do planeta já se utilizavam da sustentabilidade, mas infelizmente não tivemos tempo de aprender com eles porque estávamos ocupados demais os dizimando.
Viver de forma sustentável não quer dizer que devemos abrir mão do consumo, mas consumir de forma planejada evitando desperdícios. Por exemplo, nós consumidores devemos cada vez mais exigir produtos menos nocivos ao planeta, optando por consumir :
· Carros mais eficientes no consumo de combustível;
· Embalagens biodegradáveis;
· Eletroeletrônicos mais eficientes em relação ao consumo de energia;
· Tecidos de fonte orgânica evitando, por exemplo, o poliéster que é derivado do petróleo;
· Alimentos que seguem padrões de produção que respeitem nossas leis ambientais e que garantem a perpetuação de nossos recursos naturais, além de trazer maior distribuição de renda e qualidade de vida para os trabalhadores e produtores rurais.
Atitudes simples podem fazer muita diferença, só basta buscar informação e aos poucos ir adaptando-se a essa nova tendência mundial, afinal o planeta precisa de nós!
Eu estou fazendo a minha parte e você?
Texto: Alcides Pedro de Souza Júnior
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário